Sugestões bibliográficas

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

TEXTO 1: Otimismo com o processo de democratização da sociedade brasileira


“Acreditamos, porém, na diluição de nossa ostensiva ‘inexperiência democrática’, a pouco e pouco abalada pela força das novas condições faseológicas brasileiras, inauguradas com os primeiros surtos de industrialização do país e que vem implicando a substituição de nossas estruturas coloniais. ‘Inexperiência’ que será substituída por outra forma de experiência – a da ‘dialogação’, da ‘parlamentarização’, em consonância com o clima cultural novo, que vem ampliando incoercivelmente as áreas de participação do povo.
Daí, para nós, o nosso grande problema está em sabermos dar um passo. Dar o passo da ‘assistencialização’ para a ‘dialogação’. Dar o passo da autoridade externa, impermeável e autoritária, rígida e antidemocrática, que nos marcou intensamente, para a autoridade interna, permeável, crítica, plástica, democrática. O problema está, então, em ‘introjetarmos’ a autoridade externa e darmos nascimento à autoridade interna, à razão ou à consciência transitivo-crítica, indispensável à democracia. Alguns dos descompassos de nossa vida democrática ainda estão situados aí: no descompasso entre a autoridade externa que nossa ‘inexperiência democrática’ insiste ainda em enfatizar e a interna, que ainda não chegou a corporificar-se. Estamos, assim, vivendo um momento também difícil, chamado de crítico, precisamente porque de transição. Daí insistirmos tanto nas relações de organicidade do nosso processo educativo com a nossa atualidade tão rica de contrários, no sentido de diminuí-los. Sobretudo no sentido de ajudar, em conexão com o clima cultural presente, a incorporação, na experiência do homem brasileiro, de formas de vida democráticas” (Paulo Freire. Educação e Atualidade Brasileira, p. 78)

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