1)
Vanilda
Paiva. Paulo Freire e o nacionalismo-desenvolvimentista.
Capítulo 1 – A síntese
pedagógica “existencial-culturalista” como tradução do isebianismo
Primeiro
capítulo do excelente livro de V. Paiva que explora as relações entre Paulo
Freire e o ISEB (Instituto Superior de estudos Brasileiros). Neste capítulo a
autora destaca a influência do existencialismo e do culturalismo no pensamento
isebiano e sua tradução pedagógica em Freire, destacando os dois livros
iniciais do pensador brasileiro, a saber: “Educação e Atualidade Brasileira” e “Educação
como prática da liberdade”.
2)
Rodrigo
Marcos de Jesus. Compreender Paulo
Freire: convite aos/às estudantes. In:
_____; Conceição Clarete Xavier (orgs.). Educação,
Cultura e Complexidade: diálogos Brasil-Cuba.
Texto introdutório
ao pensamento de Paulo Freire. Faz a crítica de algumas pré-compreensões da
pedagogia freireana. Destaca as concepções antropológica, epistemológica e
histórica do autor. Apresenta a definição dos seguintes conceitos: diálogo,
conscientização, educação bancária e educação problematizadora, libertação.
3)
Rodrigo
Marcos de Jesus. Paulo Freire: pedagogo
e filósofo. In: Delmar Cardoso (org.). Pensadores do século XX.
O texto é uma
síntese da filosofia da educação de Freire. Inicialmente destaca a estrutura do
pensamento freireano a partir das dimensões antropológica, política,
epistemológica e metodológica. Em seguida, enfoca a compreensão da condição
humana como liberdade e condicionamento. No final apresenta um breve itinerário
pensamento de Freire, abordando-o em três momentos significativos.
OBS: todo o
material está disponível na pasta do curso no xerox da Tetê.
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