Sugestões bibliográficas

sábado, 3 de novembro de 2012

Leituras complementares 3


1)      Vanilda Paiva. Paulo Freire e o nacionalismo-desenvolvimentista.
Capítulo 1 – A síntese pedagógica “existencial-culturalista” como tradução do isebianismo

Primeiro capítulo do excelente livro de V. Paiva que explora as relações entre Paulo Freire e o ISEB (Instituto Superior de estudos Brasileiros). Neste capítulo a autora destaca a influência do existencialismo e do culturalismo no pensamento isebiano e sua tradução pedagógica em Freire, destacando os dois livros iniciais do pensador brasileiro, a saber: “Educação e Atualidade Brasileira” e “Educação como prática da liberdade”.

2)      Rodrigo Marcos de Jesus. Compreender Paulo Freire: convite aos/às estudantes. In: _____; Conceição Clarete Xavier (orgs.). Educação, Cultura e Complexidade: diálogos Brasil-Cuba.

Texto introdutório ao pensamento de Paulo Freire. Faz a crítica de algumas pré-compreensões da pedagogia freireana. Destaca as concepções antropológica, epistemológica e histórica do autor. Apresenta a definição dos seguintes conceitos: diálogo, conscientização, educação bancária e educação problematizadora, libertação.

3)      Rodrigo Marcos de Jesus. Paulo Freire: pedagogo e filósofo. In: Delmar Cardoso (org.). Pensadores do século XX.

O texto é uma síntese da filosofia da educação de Freire. Inicialmente destaca a estrutura do pensamento freireano a partir das dimensões antropológica, política, epistemológica e metodológica. Em seguida, enfoca a compreensão da condição humana como liberdade e condicionamento. No final apresenta um breve itinerário pensamento de Freire, abordando-o em três momentos significativos.

OBS: todo o material está disponível na pasta do curso no xerox da Tetê.    

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